Comissão do Senado aprova dedução do IR para aluguéis residenciais

Agência Brasil

Quem paga aluguel de imóveis residenciais vai poder deduzir parte da despesa do Imposto de Renda (IR) se o projeto que tramita no Senado continuar seguindo no ritmo de aprovação pelos senadores. A proposta foi aprovada hoje pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e depende agora da análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

O texto ainda prevê que a dedução do IR ainda pode ser estendida às pessoas que pagam financiamento para casa própria, com gastos de até R$ 20 mil por ano. A constitucionalidade do texto já recebeu o aval dos senadores.

O relator da proposta, senador José Agripino (DEM-RN), destacou que o projeto vai beneficiar principalmente o cidadão de menor renda e pode contribuir com mais pessoas que tentam comprar um imóvel próprio.

A dedução deverá ainda, porém, passar pelo crivo do governo federal, que terá de abrir mão de receitas de impostos caso o desconto seja aprovado. Hoje, a Receita admite poucas opções de dedução do imposto de renda, em geral limitadas a gastos com educação e com saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *